21 junho 2011

Os Três “S” para o Sucesso: Superação, Sustentabilidade & Socialização

Para que as pessoas alcancem o sucesso existem inúmeros atalhos, todavia quase todas tentativas acabam se extinguindo no curto prazo. Via de regra as veredas do sucesso fácil apontam para alternativas únicas ou voltadas para si mesmo. Parece que a vitória individual deve prevalecer sobre os demais requisitos sociais.

Construir o sucesso pessoal deve levar em conta que aquilo que carregamos como bagagem cultural, técnica e de informação não basta para alavancar coisa alguma. É preciso muito mais, pois, caso contrário, ficaremos estagnados no mesmo patamar, longe do desejado sucesso e, o que é pior, cansados e até extenuados pelo simples tentar e não alcançar. Algo como ficar no trampolim de uma piscina, pulando, pulando e com medo de se jogar na água... o cansaço virá e o fracasso chegará junto.

O primeiro “S” fala em Superação, isso mesmo: uma SUPER-AÇÃO, vamos lá: ATITUDE. Saia da sua zona de conforto e enfrente seus medos: pule do trampolim. Quando mais tempo ficar procrastinando mais deficiente estará em relação aos seus concorrentes e mais distante do seu sonho. Superar é sinônimo de exceder, mostre a você mesmo que existe muito mais a dar do que simplesmente prometer e acreditar que isso basta. Não há espaço para medianos no patamar do sucesso!

Superação é foco, determinação e também transpiração, claro. Não imagine superar seus números sem esforço. Mas não pense apenas em extrapolar suas medidas sem um objetivo bem traçado e com as necessitadas alternativas para as mudanças de rota que, com certeza, virão. Não desista nunca!

Mas não basta mudar o jogo a seu favor sem pensar no coletivo, por isso e cada vez mais, precisamos pensar no mundo de hoje e naquele de amanhã. Assim, o segundo “S” fala de Sustentabilidade... não faça nada que vá se arrepender amanhã, especialmente se falamos em nome do planeta. As catástrofes, cada vez mais presentes, nascem de pequenas atitudes de muitas pessoas e que somadas transformam o belo de hoje em ameaça futura.

A Sustentabilidade está em todas as nossas atitudes, sejam elas voltadas para o meio ambiente, empresarial, familiar ou pessoal. Não gaste aquilo que não ganhou ou que pensa que vai ganhar, plante confiança e colha credibilidade! A sustentabilidade está na capacidade de preservar recursos e viabilizar que outros possam também se beneficiar daquela situação da mesma forma que você, com os mesmo prazeres e sorrisos. Não faça ninguém chorar!

Compartilhe! Fuja do isolamento! O sucesso exige ser compartilhado! As estradas para a vitória apontam para aproximação entre as pessoas, empresas, países, raças, credos e mundos. O meu amanhã depende do nosso hoje e não está escrito em lugar algum que faremos isso sozinhos. Permita que a vida se mostre por inteiro, com suas falhas e mazelas, não tenha medo de interagir.

Socializar significa tolerância e aceitação, não venha com dogmas e espante a discriminação, seja ela qual for. Mostre a todos o quanto você pode e é capaz, pois não existe sucesso para aqueles que só enxergam suas próprias convicções. Por isso, socializar também é sinônimo de mudança, não queira menos que isso: reinvente-se e entenda que a cada volta de tempo nós precisamos cada vez mais uns dos outros.

Aceite o desafio: supere-se, respeite e mostre seu lado relacional! Não importa o termo, qualquer um será um clichê para o próximo passo! Sucesso!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates