16 novembro 2011

A importância do Pediatra na sala de parto

Os casais sonham com seu(s) (suas) filho(s) (as) ao menos durante os nove meses da gravidez e, a cada minuto que a data se aproxima, surgem diversas dúvidas e temores de como se dará o parto, como o bebê reagirá nos primeiros momentos, quando vai poder amamentar, que roupinhas deve levar, entre outras tantas aflições desse gostoso período.

Nesse tempo todo de gestação eles estão sendo acompanhados pelo(a) seu(sua) obstetra, que, com certeza, está monitorando todo o crescimento e desenvolvimento do bebê. Acontece que quando ele nascer é o PEDIATRA que vai acompanhar o neonato desde o primeiro minuto de vida e, para isso, faz-se fundamental conhecer com antecedência como tudo transcorreu até aquele desejado momento.

São poucas as pessoas, em muitas regiões, que buscam conhecimentos com o pediatra antes do parto e isso faz toda a diferença! O médico vai conhecer melhor aquela família, suas tendências e suas angústias com relação ao bebê. Também vai poder auxiliar na escolha do primeiro enxoval e da primeira receita.

Tão importante quanto conhecer a família, é atender o recém-nascido na sala de parto. esta é a melhor forma de diminuir a mortalidade infantil e combater os problemas causados por lesões neurológicas. Para se ter uma idéia da importância do tema, em 1994, no Brasil, das 87.304 mortes antes do primeiro ano de vida, 23% ocorreram devido à asfixia no nascimento.

O nascimento é um dos momentos mais importantes do ser humano. Do ponto de vista médico, envolve extraordinária adaptação orgânica realizada nos primeiros minutos de vida e que se traduz em mudanças circulatórias e respiratórias radicais:

Durante a vida intra-uterina, o feto não utiliza os pulmões para oxigenar o sangue e esta função é desempenhada pela placenta. Como os pulmões ainda não expandem, também não têm capacidade para tolerar todo o fluxo circulatório, que somente acontecerá quando sair do ventre materno. Nesse período o sangue é desviado da circulação pulmonar fetal através de um canal arterial e uma abertura entre os lados direito e esquerdo do coração. Logo após o nascimento e o corte do cordão umbilical, estes canais fecham-se e as artérias pulmonares dilatam-se: está apta a circulação pulmonar para a oxigenação do sangue. É um fenômeno complexo que se processa naturalmente, mas que, às vezes, pode precisar de supervisão e intervenção pediátrica preparada, em razão de eventuais complicações.

Nesta fase, o maior risco para o recém-nascido se dá quando, por qualquer razão, o fluxo placentário é interrompido (antes do nascimento) ou a atividade pulmonar demora alguns minutos para tornar-se operante (após o nascimento). Nestes casos, a oxigenação sangüínea é comprometida. É o que chamamos de anoxia neonatal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, “o nascimento é o momento mais perigoso para o ser humano em toda a sua existência, porque a chance de haver alguma intercorrência com lesão cerebral é maior nesse momento do que no resto da vida. Na verdade, vencer o nascimento de maneira saudável como ocorre com a maioria é um feito da natureza. Quando ocorre qualquer problema, a atuação do pediatra é fundamental. É muito importante a presença do profissional bem treinado para fazer o que é preciso da maneira mais rápida possível”.

Agora que você já sabe, não pense duas vezes para escolher o Pediatra que irá assistir ao nascimento de seu (sua) filho(a) e garantir o máximo de segurança para a saúde dessa pessoa tão importante que está chegando.

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates